respire

respire

sábado, 11 de setembro de 2010

Perfeição

Perfeição
Luciano Palm
          Acredito que todo ser humano tenha a singela missão de, ao longo de sua vida, sempre buscar a perfeição (é evidente que o "singela" inserido na sentença tem um toque de ironia). O que significaria este buscar a perfeição, senão direcionar todos nossos esforços para o pleno desenvolvimento de nossas faculdades, competências e habilidades. Dirão os céticos (porém realistas neste caso específico), que tal "missão" já está a priori fadada ao fracasso. No entanto, atentemos para a máxima (para usar uma linguagem kantiana) que diz "buscar a perfeição", e não "alcançar ou atingir a perfeição", que isto já seria pedir demais a um ser humano.
          Tal busca e tal propósito devem ser colocados e recolocados a cada nova aurora. E os esforços na realização de tal tarefa devem estar despertos e atentos do despontar do dia ao crepúsculo. O bom sono ou a noite mal dormida dependerão da consciência da manutenção de tal esforço ou do relaxamento nesse propósito. Atente-se bem ao seguinte, não é a realização de uma suposta e inalcansável perfeição que está em jogo, mas tão somente a manutenção dos esforços nesse sentido.
          No entanto, uma possível questão que poderia ser levantada em torno e a respeito desta reflexão sobre a perfeição seria a seguinte: Por que devemos nos empenhar em tão árdua tarefa, sobretudo, sabendo-se e tendo consciência da impossibilidade de sua realização efetiva e definitiva? Pois bem, não tenho nenhum argumento positivo suficientemente forte na defesa da máxima da busca da perfeição. Podemos certamente nos render a auto-destruição e a preguiça, deixando atrofiar nossas faculdades, competências e habilidades. Mas considero que esta não seja a escolha mais razoável e acertada. Contudo, ser idiota é um dos "direitos" do homem, então que cada qual faça o uso que melhor lhe aprouver de seu livre-arbítrio.

2 comentários:

  1. Tentando responder a tua questao: por que devemos nos empenhar na árdua tarefa da busca da perfeiçao mesmo sabendo e tendo consciência da impossibilidade de sua realização efetiva e definitiva? acho que devemos nso empenhar em tal tarefa por respeito a nos mesmos, pela nossa condiçao de animais racionais. Nao consigo aceitar o fato de sermos seres racionais agindo como se nao fossemos dotados de tal competencia. E a busca em se tornar melhor do que somos que impulsiona o progresso, a mudança, mas isso,certsmente,nao deixa de conter em si o avesso. O melhoramento objetivado na busca da perfeiçao pode igualmente nos tonar pior do que jà somos.
    Nao deixa de ser fraco o argumento, pois, seu fundamento nada mais é do que o respeito, mas està valendo. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amor, adorei o comentário. É bem nessa mesmo, concordo.

    ResponderExcluir