respire

respire

sábado, 18 de abril de 2015

MEDITAÇÕES METAFÍSICAS


Tatiana Palm
Que meditação fez Descartes?
Meditação como reflexão
sobre si e o mundo
ou
Meditação
como um voltar-se para si
em busca do silêncio interior -
outro estado de consciência?

Penso, logo existo.
Certeza
da reflexão guidada pela lógica.
Logicamente:
posso duvidar do conhecimento
que vem dos sentidos
e duvidar do corpo,
 por quê, não?
Da existência de Deus ...
Do que posso ter certeza
Dúvidas ...
Quando duvido, penso
Se penso, devo existir
Se existo, devo ter corpo.
O pensamento ....
depende da existência
que depende do corpo.
Verdade Racional.
O sentir (corpo) engana
A mente é confiável
Desde que as ideias
sejam claras e distintas.
Deus,
é uma ideia clara e distinta.
Está em mim.
Poderia não estar
se caso Deus não existisse.
Raciocínios ...
Logicamente limitantes


E, se a meditação for outra ...
Se for metafísica -
um voltar-se sobre si para ir além de si e do mundo
Que certeza temos?
Quando entregues a si
 no esvaziar-se da mente
ter-se-á
o revelar-se das certezas.
Certeza de que não somos,
o corpo
nem pensamentos.
Quando ideias deixam de estar na mente
não deixo de existir;
Quando deixo de sentir o corpo
não deixo de existir;
As certezas não se dão por raciocínios
claros e distintos
nem pela experiência dos sentidos.
A verdade vem da consciência que sou.
Deus, existe? Eu, existo?
Há um eu no corpo?
Há um eu em mim?
Onde?
Há um Eu Observador
Há um Eu Consciência
Um Eu que unifica-me
com o Divino.
Eu, 
que habita meu interior ...
Eu, que é silêncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário