respire

respire

domingo, 2 de outubro de 2016

A Festa da Democracia

Pão e Circo
Luciano Palm
     Pensemos um pouco sobre o dia de hoje... (02/10/2016, eleições municipais no Brasil).
    Neste exato momento ou logo mais, dependendo do fuso horário ou dos trâmites técnicos envolvidos nas sofisticadas eleiçoes digitais do Brasil, todos os municípios brasileiros assistirão a festejos intempestivos, um verdadeiro circo dos horrores, regados a muita cerveja e desabafos apaixonados e ofensivos dos "vitoriosos" jogando na cara dos "derrotados" a sua vitória nas eleições que, na maioria dos casos, foi paga com o comprometimento do futuro dos próprios municípios e dos munícipes que hoje "ganham" o seu esquecimento com a embriaguez momentânea.
    Dentre os problemas e dificuldades da democracia ocidental, especialmente no formato em que se dá no Brasil, as eleições municipais são aquelas em que se escancaram as baixarias mais lamentáveis no que se refere à corrupções de toda ordem, envolvidas em um espírito futebolístico e orquestradas pelo egoísmo generalizado. Infelizmente, considerações sinceras que intencionam o Bem público e coletivo são raríssimas e não são as que ficam em maior evidência.
     Enquanto os futuros governantes ficarem se comportando como verdadeiros marginais (como ocorre sabidamente na maioria dos municípios brasileiros), em que candidatos dos mais variados partidos se perseguem e se agridem mutuamente, subornam descaradamente populações inteiras com propinas para os mais variados bolsos e valores. E, por outro lado, os hipócritas críticos da corrupção de amanhã aceitam calados e contentes o seu quinhão da vergonha generalizada e patética da distribuição de propinas e favores oferecidos ou prometidos pelos atuais candidatos e futuros "zelosos" guardiães do bem e dos interesses públicos. Sejamos sinceros... continuaremos torcendo para que tudo dê certo, mas estaremos fazendo ou estamos fazendo tudo errado!
     Sinceramente, enquanto a vida política e social for resolvida na base da barganha, poucas serão as esperanças de melhoras. Enquanto a coisa pública for alvo do saque egoísta de grupos unilaterais que promovem verdadeiras batalhas e guerras (com as baixarias mais asquerosas), a vida coletiva não irá melhorar, e isto por uma questão lógica, NÃO HÁ COMO DAR CERTO, FAZENDO TUDO ERRADO!
     Então, hoje é PÃO E CIRCO!!! Bebam... bebam e festejem em polvorosa todos os "vencedores"! Bebam e festejem hoje a derrota e o saque de suas cidades amanhã. Ah, e lembro-lhes... não há cerveja ou cachaça que vos faça esquecer de que foram (fomos todos como sociedade e cultura corrupta) que legitimamos e referendamos o estado de coisas em que estará o futuro de todos nós amanhã. UM BRINDE A TODOS!!!
     E ainda alguns chamam a tudo isso: a "festa da democracia", sinceramente meus conceitos de festa e democracia são um pouquinho diferentes.
     Só para pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário